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Consultas Boa Vista

Pesquisa da ACSP aponta que 51,1% dos brasileiros querem presentear no Natal

 

Mais da metade dos brasileiros (51,1%) pretende comprar presentes de Natal, de acordo com pesquisa nacional encomendada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) à PiniOn. O valor das compras varia de R$ 150 a R$ 450.

             Para o levantamento foram entrevistadas 1.704 pessoas de todas as regiões do Brasil. De acordo com a amostra, 31,9% não têm intenção de dar presentes e outros 17% estão indecisos, mesmo patamar do ano passado.

            Segundo avaliação do economista Ulisses Ruiz de Gamboa, da ACSP, “houve expressivo aumento dos que manifestaram intenção de compra e importante redução da porcentagem de entrevistados que não vão comprar neste Natal, se comparado com o ano passado”.

            A pesquisa apontou também que sete a cada dez entrevistados (79,3%) não anteciparam as compras durante a Black Friday. Para Ruiz de Gamboa, não houve “canibalização” entre as datas, aumentando as chances de maior crescimento das vendas do varejo em dezembro.

            O pagamento à vista foi a modalidade mais citada entre os consumidores entrevistados. “Esta predominância se deve ao encarecimento do crédito”, avalia o economista.

             Frente ao ano anterior, 43,8% dos entrevistados disseram que vão gastar mais esse ano. De acordo com a sondagem, 40,4% dos entrevistados vão gastar entre R$ 150 e R$ 450 nos presentes e 26,5% manifestaram que devem desembolsar de R$ 300 a 600.

            Seis em cada dez consumidores vão comprar em lojas de grandes redes varejistas e de forma presencial.

            “A melhora dos resultados em relação à pesquisa do ano passado pode ser explicada pelo avanço da ocupação, decorrente da recuperação da atividade econômica, pelo efeito positivo sobre a renda da injeção de recursos do Governo Federal e pela recuperação da confiança do consumidor, que avança no campo otimista”, afirma o economista.

            Roupas, calçados e acessórios lideram as preferências de presentes, com 48,9% das intenções de compra. (FONTE: DIÁRIO DO COMÉRCIO)