Logotipo da entidade

Consultas Boa Vista

Comércio mostra otimismo para vendas até o fim do ano

 

Após longos dias de frio, o sol e o calor estão de volta. A mudança climática é um fator conhecido no calendário da moda, pois marca o fim da tendência outono/inverno e o início da primavera-verão. O período tende a movimentar o segmento do vestuário, com a renovação do guarda-roupa do consumidor, que deixa os casacos de lado para utilizar tecidos mais leves.

            O economista-chefe da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo-MG,  Guilherme Almeida, aponta alguns eventos que motivam o otimismo para as vendas. “Primeiro, ocorre o processo de flexibilização da atividade econômica, decorrente do abrandamento da pandemia. Isso faz com que a população retome a circulação em centros comerciais, aumentando a propensão ao consumo, a confiança dos agentes econômicos e, por consequência, o fluxo de vendas”, afirmou.

            De acordo com o economista, outros fatores como os indicadores positivos do mercado de trabalho e a injeção de recursos por meio de políticas de transferência de renda para a população mais vulnerável também resultam em um maior consumo.

            “Por fim, cabe destacar a influência da sazonalidade para o calendário varejista que o fim de ano produz. Historicamente, as vendas são impulsionadas pela presença de datas comemorativas, cujos apelos emotivos e/ou comerciais contribuem para alavancar as vendas. Na ponta da renda, o pagamento do 13° salário tende a injetar recursos que, em certa medida, são convertidos para o consumo”, completou. FONTE: (DIÁRIO DO COMÉRCIO)