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Consultas Boa Vista

Serviço de mediação da ACSP deve ser levado para todo o país

 

              O serviço de resolução extrajudicial de conflitos oferecido pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), por meio da sua Câmara Empresarial de Mediação e Arbitragem (CEMAAC), será levado para todo o Brasil. A iniciativa é fruto de uma parceria envolvendo a ACSP, a Federação Paulista e a Confederação das associações comerciais  

              A proposta da CEMAAC é evitar a judicialização dos contratos comerciais e trabalhistas, abrindo a possibilidade de acordos entre as partes conflitantes. A mediação e a arbitragem costumam ser um caminho mais ágil e menos oneroso que o da Justiça. Na câmara da ACSP, 80% dos casos envolvendo mediação são resolvidos em uma única sessão.

              Inicialmente, o plano é levar os serviços da Câmara para o interior paulista por meio das mais de 420 entidades ligadas à Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). Mais à frente, a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), com suas mais de 2,3 mil associações vinculadas, deve levar a mediação e arbitragem para outras localidades do país.

              Roberto Mateus Ordine, presidente da ACSP, destaca que a Facesp foi apenas a primeira Federação vinculada à CACB a fazer essa adesão.

              Pelo modelo de negócio elaborado, as novas unidades da Câmara, implantadas durante o primeiro ano da parceria, estarão isentas do custo de implantação junto à CEMAAC. Serão cobrados das associações comerciais apenas a taxa anual de manutenção, suporte administrativo e tecnológico.

              Já os filiados às associações ligadas à Facesp terão desconto de 30% nas taxas de registro e de administração nos serviços de mediação e arbitragem.

              Além disso, todas as receitas geradas pela abertura de procedimentos de conciliação, mediação e arbitragem serão rateadas entre a CACB, a CEMAAC, as Federações e as associações comerciais, que ficarão com 60% da rentabilidade das operações.

              Todo o material de marketing necessário para a divulgação do serviço também será disponibilizado com a possibilidade de personalização para cada associação comercial.

              A novidade foi apresentada durante o 20º Congresso Facesp, realizado recentemente, na cidade de Atibaia (SP). (FONTE: DIÁRIO DO COMÉRCIO)